Enquadramento
O Queijo Serra da Estrela é o mais antigo de todos os queijos portugueses, reconhecido mundialmente pelas suas características que aguçam os sentidos humanos. É um queijo curado, de pasta semi-mole, obtido através do esgotamento lento da coalhada após coagulação pela flor de cardo (Cynara cardunculus, L.) do leite cru de ovelhas das raças autóctones Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira.
Produzido exclusivamente na área geográfica delimitada da Serra da Estrela, o queijo possui um sabor e aroma suave, limpo e ligeiramente acidulado. Com um tempo mínimo de maturação de 30 dias, quando maturado por 120 dias ou mais, transforma-se no Queijo Serra da Estrela Velho, que tem um aroma e sabor agradável, persistente, limpo, de forte a ligeiramente forte, e levemente picante e salgado.
Os Nossos Produtos
Queijo Serra da Estrela DOP
Entende-se por “QUEIJO SERRA DA ESTRELA “ um queijo curado, de pasta semi-mole, amanteigado, branca ou ligeiramente amarelada, bem ligada, cremosa e untuosa, com poucos ou nenhum olhos, obtido por esgotamento lento da coalhada após coagulação pelo cardo ( Cynara Cardunculus, L.) do leite cru estreme proveniente de ovelhas da raça Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, produzido na área geográfica delimitada de produção (Serra da Estrela).
Queijo Serra da Estrela Velho DOP
Entende-se por “QUEIJO SERRA DA ESTRELA VELHO” o queijo curado, de pasta semidura a extradura, ligeiramente quebradiça, untuosa, cor alaranjada/acastanhada, com poucos ou nenhuns olhos, obtido por maturação prolongada (mínimo 120 dias) do queijo Serra da Estrela, efectuada na mesma área geográfica delimitada e nas condições de humidade e temperatura definidas.
Queijo de Ovelha Curado
Queijo de ovelha curado, é um queijo curado de pasta semi-mole, produzido com leite cru de ovelha, sal e flor de cardo, de forma artesanal no concelho de Celorico da Beira
Queijo de Ovelha Curado Velho
Queijo de ovelha curado velho, é um queijo curado de pasta semidura a extradura, ligeiramente quebradiça, untuosa, cor alaranjada /acastanhada, com poucos ou nenhuns olhos, obtido por maturação prolongada (mínimo 120 dias), produzido com leite cru de ovelha, sal e flor de cardo, de forma artesanal no concelho de Celorico da Beira.